quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Sete motivos para um professor criar um blog


A intenção é trazer para cá algumas das idéias
que a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual (Blog de Nelson Vasconcelos)
Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.
Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.leia mais... leia mais

Reflexão

   Li uma história bem bonita no blog da Renata Batata sobre os porcos-espinhos. Também não sei se há verdade “biológica”, mas é uma boa metáfora. No começo da Era Glacial, os animais começaram a dormir e andar em bandos para se aquecer. Os porcos-espinhos também fizeram a mesma coisa mas enfrentaram um problema que os outros animais não tinham: ao se tocarem, também se feriam. Isso os afastou por um tempo. Logo, muitos deles começaram a morrer de frio. Os que sobreviveram tiveram a idéia de se juntarem novamente para se aquecer. Sim, eles continuavam se espetando, mas aquilo era insignificante diante do bem-estar e do calor que vinham do fato de estarem juntos.
Pensando em nós, humanos, é mais ou menos a mesma coisa. Às vezes, estar junto pode machucar.Mas quem consegue viver sozinho? Solidão pode matar… E não estou falando apenas de laços afetivos amorosos, com quem a gente escolhe para compartilhar a vida, se doar, mas de família, de amigos, de todo mundo que está perto e um dia pode ferir. Quando isso acontecer, lembre-se do calor, do aconchego, da vida, de Deus. Não é que isso torna as coisas “fáceis de agüentar”. É muito melhor que isso: é assim que a gente aprende a viver.
Hoje é dia de trabalho, correria e cansaço. Mas também é dia de viver, de sorrir e de abraçar.
Não se esqueça disso!
Abrace a vida, a sabedoria, os amigos, quem você encontrar no seu caminho e dê um caloroso abraço e um bom dia cheio de amor e carinho.
Agora pare... Reflita diante dessas situações a baixo:
Se os animais são capazes de amar, respeitando a lei de sobrevivência animal, por que nos seres humanos não somos capazes de amar uns aos outros respeitando as diferenças individuais de cada ser? É preocupante as cenas que assistimos no cenário da vida, onde um ocupa o espaço do outro sem pedir licença, por favor, desculpe-me, posso te ajudar, muito obrigado.
Excêntrico tudo isto! Mas agora observe profundamente esta imagem.
O cenário do mundo animal.




Filhote de macaca acaricia a mãe enquanto elas descansam

           Visite seu interior, faça uma reflexão sobre suas atitudes analise e faça um concerto na qual você será protagonista dessa peça teatral.

                                                Renildes Carvalho Ribeiro

Alcino - Estudar matemática

Viver Com Objectivos

Reflexão - Como resolver problemas

É Preciso Saber Lutar - Mensagens Reflexões, Incentivo

É Preciso Saber Lutar - Mensagens Reflexões, Incentivo

Music Video Code by Esoterikha.com


video motivacional

Meus pés são cadeira de rodas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

3º CICLO - 8ª

Frases para professores e professoras

Cinemática

Ensino-Aprendizagem da Matemática: Velhos problemas, Novos desafios

Historia da Matemática

                   Por que estudar Matemática?



A principal razão para se estudar a matemática de nível avançado é que ela é interessante e prazerosa.
As pessoas gostam de sua característica desafiadora, de sua clareza, e do fato de que você pode saber se está certo ou não.
A solução de um problema provoca uma excitação e uma satisfação. Você vai encontrar todos estes aspectos em um curso de nível superior. Você também deve estar ciente da enorme importância da matemática, e do modo como ela está avançando numa velocidade espetacular.
Matemática é sobre padrões e estruturas; ela é sobre análise lógica, dedução, cálculo dentro de padrões e estruturas. Quando os padrões são encontrados, freqüentemente em muitas áreas diferentes da ciência e da tecnologia, a matemática destes padrões pode ser usada para explicar e controlar situações e acontecimentos naturais.
A matemática tem uma influência persuasiva em nossas vidas cotidianas, e contribui para a riqueza do país.



                        A importância da matemática


O uso diário da aritmética e a apresentação de informações através de gráficos são um lugar comum no nosso dia a dia. Estes são os aspectos elementares da matemática. A matemática avançada é amplamente usada, mas, freqüentemente, de um modo invisível e inesperado. A matemática dos códigos de correção de erros é aplicada a aparelhos CD e a computadores. As fotos estonteantes de longínquos planetas enviadas pelo Voyager II não poderiam ter sua clareza e sua qualidade sem esta matemática. A jornada do Voyager aos planetas não poderia ter sido calculada sem a matemática das equações diferenciais. Sempre que se diz que avanços são feitos com supercomputadores, tem que ter uma teoria matemática que instrui o computador sobre o que deve ser feito, desse modo permitindo a ele que aplique sua capacidade de rapidez e exatidão.
O desenvolvimento dos computadores foi iniciado nos Estados Unidos pelos matemáticos e lógicos, que continuam a dar importantes contribuições à teoria da ciência da computação. A próxima geração de softwares requer os métodos matemáticos mais recentes daquela que é chamada teoria das categorias, uma teoria de estruturas matemáticas que tem trazido novas perspectivas aos fundamentos da matemática e da lógica. As ciências físicas (química, física, oceanografia, astronomia) requer matemática para o desenvolvimento de suas teorias. Em ecologia, a matemática tem sido usada quando se estudam as leis da dinâmica populacional. A estatística fornece teoria e métodos para a análise de muitos tipos de dados. A estatística também é essencial em medicina, para a análise de dados das causas de doenças e da utilidade de novas drogas. A viagem de avião não teria sido possível sem a matemática dos fluxos de ar e do controle de sistemas. Scanners de corpo são a expressão de matemática sutil, descoberta no Século 19, que torna possível a construção de uma imagem do interior do objeto a partir da informação de um certo número de visualizações dele por meio de raios-X. Assim, a matemática é freqüentemente envolvida com as questões de vida e de morte. Estas aplicações têm sido desenvolvidas freqüentemente a partir do estudo de idéias gerais por si mesmas: números, simetria, área e volume, taxa de variação, forma, dimensão, aleatoriedade, e muitas outras. A matemática faz contribuições especiais ao estudo destas idéias, a saber os métodos de definições precisas; argumentos cuidadosos e rigorosos; representação de idéias por meio de vários métodos, incluindo símbolos e fórmulas, figuras e gráficos; métodos de cálculo; e a obtenção de soluções precisas de problemas claramente enunciados, ou afirmações claras dos limites do conhecimento. Estas características permitem à matemática fornecer um fundamento sólido a muitos aspectos da vida cotidiana, e oferecer uma compreensão das complexidades inerentes a situações aparentemente muito simples. Por estas razões matemática e cálculo têm sido associados desde os primeiros tempos. Nos tempos modernos, a necessidade de cálculos matemáticos muito rápidos em tempos de guerra, particularmente em balística, e em decodificação, foi um forte estímulo para o desenvolvimento do computador eletrônico. A existência de computadores de alta velocidade agora ajuda os matemáticos a calcular e a visualizar situações como nunca antes. Estes cálculos também se desenvolveram do cálculo numérico ao cálculo simbólico, e atualmente ao cálculo das próprias estruturas matemáticas. Este último é muito recente, e parece estar levando a uma grande transformação. Estas capacidades mudam não a natureza da matemática, mas o poder do matemático, que aumenta talvez um milhão de vezes a possibilidade de compreender, de questionar e de explorar.
Existe também uma interação no sentido contrário. A noção de computação não teria adquirido sentido sem a Matemática, e foi a análise dos métodos matemáticos feita pelos matemáticos que levou à noção de computador programável.
De fato, dois matemáticos, von Neumann nos Estados Unidos e Turing na Inglaterra, são conhecidos como os pais dos computadores modernos. A análise da computação, e as tentativas de torná-la tão confiável quanto possível, precisa de Matemática profunda, e esta necessidade está aumentando. Um computador, a menos que seja programado, é nada mais do que uma caixa de metal, vidro, silício, etc. A programação expressa algoritmos de uma forma adequada para o computador. A Matemática é necessária como uma linguagem para a especificação, para a determinação do que é que deve ser feito, como e quando, e para a verificação de que os programas e os algoritmos funcionam corretamente. A Matemática é essencial para o uso correto dos computadores na maioria das aplicações e as necessidades matemáticas da computação têm originado muitas questões novas e excitantes.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2 - EXPRESSÕES NÚMERICAS

EXPRESSÕES NÚMEICAS COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO





1) As operações de adição e de subtração são efetuadas na ordem em que aparecem



Exemplos



a)7-3+1-2=

=4+1-2=

=5-2=

=3



B)15-1-2+5=

=14-2+5=

=12+5=

=17



2) Existem expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem



1º) parênteses ( )

2º) cochetes [ ]

3º) Chaves { }



exemplos



a)74+{10-[5-(6-4)+1]}=

=74+{10-[5-2+1]}=

=74+{10-[3+1]}=

=74+{10-4}=

=74+6=

=80





EXERCÍCIOS



1) Calcule o valor das expressões



a) 10-1+8-4= (R:13)

b) 12-8+9-3= (R:10)

c) 25-1-4-7= (R:13)

d) 45-18+3+1-2= (R:29)

e) 75-10-8+5-1= (R:61)

f) 10+5-6-3-3+1= (R:4)





2) Efetue as operações



a) 237+98 = (R:335)

b) 648+2334 = (R: 2982)

c) 4040+404 = (R: 4444)

d) 4620+1398+27 = (R: 6045)

e) 3712+8109+105+79 = (R:12005)

f) 256-84 = (R: 172 )

g) 2711-348 = (R: 2363)

h) 1768-999 = (R: 769)

i) 5043-2584 = (R: 2459)

j) 8742-6193 = (R: 2549)



3) Calcule o valor das expressões



a) 30-(5+3) = (R: 22)

b) 15+(8+2) = (R: 25)

c) 15-(10-1-3) = (R: 9)

d) 23-(2+8)-7 = (R: 6 )

e) (10+5)-(1+6) = (R: 8)

f) 7-(8-3)+1= (R: 3 )



4) Calcule o valor das expressões



a) 25-[10+(7-4)] = (R:12)

b) 32+[10-(9-4)+8] = (R:45)

c) 45-[12-4+(2+1)] = (R:31)

d) 70-{20-[10-(5-1)]} = (R:56)

e) 28+{13-[6-(4+1)+2]-1} = (R:37)

f) 53-{20-[30-(15-1+6)+2]} = (R:45)

g) 62-{16-[7-(6-4)+1]} = (R:52)

h) 20-{8+[3+(8-5)-1]+6} = (R:1)

i) 15+{25-[2-(8-6)]+2} = (R:42)

j) 56-[3+(8-2)+(51-10)-(7-2)] = (R:11)

l){42+[(45-19)-(18-3)+1]-(28-15)-1} = (R:)



5) Calcule o valor da expressões



a) 7-(1+3)= (R:3)

b) 9-(5-1+2)= (R:3)

c) 10-(2+5)+4= (R:7)

d) (13-7)+8-1= (R:13)

e) 15-(3+2)-6= (R:4)

f) (10-4)-(9-8)+3= (R:8)

g) 50-[37-(15-8)]= (R:20)

h) 28+[50-(24-2)-10]= (R:46)

i) 20+[13+(10-6)+4]= (R:41)

j) 52-{12+[15-(8-4)]}= (R:29)



6)Calcule o valor das expressões:



a) 25 + { 12 + [ 2 – ( 8 – 6 ) + 2 ]} = (R:39)

b) { [ ( 18 – 3 ) + ( 7 + 5) – 2 ] + 5 } – 12 = (R:18)

c) 65 – { 30 – [ 20 – ( 10 – 1 + 6) + 1 ]} = (R: 41)

d)45 + { 15 – [ ( 10 – 8 ) + ( 7 – 4) – 3 ] – 4 } = (R:54)

e) 40 + { 50 – [35 – ( 25 +5) – 1 ]} + 7 = (R:93)

f)38 – { 20 – [ 22 – ( 5 + 3) + ( 7 – 4 +1)]} = ( R:36)

g) 26 + { 12 – [ ( 30 – 18) + ( 4 – 1) – 6 ] – 1 } = (R:28)



7) Calcule o valor das expressões



a) 10 - 5 - 2 + 3 = (R: 6)

b) 10 - ( 5 + 2) + 3 = (R:6)

c) ( 10 - 5) - ( 2 + 3) = ( R: 0)

d) 10 - ( 5 - 2 + 3) = ( R: 4)

e) ( 17 + 9 ) - 8 - ( 11 + 4) = (R: 3)

f) 86 + ( 31 - 16 + 60 ) - ( 200 - 70 - 50 ) = ( R: 81)

g) ( 79 + 21 - 84) + ( 63 - 41 + 17 ) - 26 = ( R: 29)



8) Calcule o valor das expressões:



a) 10 – 1 + 8 – 4

b) 12 – 8 + 9 – 3

c) 25 – 1 – 4 – 7

d) 30 – ( 5 + 3 )

e) 15 + ( 8 + 2 )

f) 25 – ( 10 – 1 – 3 )

g) 45 – 18 + 3 + 1 – 2

h) 75 – 10 – 8 + 5 – 1

i) 10 + 5 – 6 – 3 – 3 + 1

j) 23 – ( 2 + 8 ) – 7

k) ( 10 + 5 ) – ( 1 + 6 )

l) 7 – ( 8 – 3 ) + 1

m) 25 – [ 10 + ( 7 – 4 ) ]

n)32+ [ 10 – ( 9 – 4 ) + 8 ]

o) 45 – [ 12 – 4 + ( 2 + 1 )]

p) 70 – { 20 – [ 10 – ( 5 – 1 ) ]}

q) 28 + { 13 – [ 6 – ( 4 + 1 ) + 2 ] – 1 }

r) 53 – { 20 – [ 30 – ( 15 – 1 + 6 ) + 2 ]}

s) 62 – { 16 – [ 7 – ( 6 – 4 ) + 1 ]}

t) 20 – { 8 + [ 3 + ( 8 – 5 ) – 1 ] + 6}

u) 15 + { 25 – [ 2 – ( 8 – 6 )] + 2 }

v) 56 – [ 3 + ( 8 – 2 ) + ( 51 – 10 ) – ( 7 – 2 )]

w) { 42 + [ (45 – 19) – ( 18 – 3 ) + 1 ] – (28 – 15 ) ]}

x) 7 – ( 1 + 3 )

y) 9 – ( 5 – 1 + 2 )

z) 10 – ( 2 + 5 ) + 4







EXPRESSÕES NÚMERICAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES









Nessas expressões, as operações se realizam obedecendo à seguinte ordem:



1º) multiplicações e divisões



2º) adições e subtrações



Se houver sinais de associação (parenteses, colchetes e chaves) devemos proceder da seguinte maneira:



1º) As contas dentro dos parenteses seguindo a ordem acima colocada



2º) As contas dentro dos colchetes senguindo a ordem acima colocada



3º) As contas dentro das chaves seguindo a ordem acima colocada





EXEMPLOS



1º) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=

= 15+[(18-2)-(10-3)+1]=

=15+[16-7+1]=

=15+[9+1]=

=15+10=

=25



2º) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=

= 50-{40-3x[5-3]}=

= 50-{40-3x2}=

= 50-{40-6}=

= 50-34=

=16



EXERCÍCIOS



1) Calcule as expressões



a) 3x75+3x25 = (R:300)

b) 5x97+5x3 = (R:500 )

c) 4x101+4x99 = (R:800)

d) 20x47+80x47 = (R:4700)

e) 12+16:8x3-5 = (R:13)

f) 100-6x7+8:2 = (R:62)

g) 64:8+5x5-3 = (R: 30)

h) 1+3+5x7-9:3 = (R:36)



2) Calcule o valor das expressões:



a) 7+15:3 = (R:12)

b) 4x5+1 = (R:21)

c) 10:2+8 = (R:13)

d) 32+12:2 = (R:38)

e) 20:10+10 = (R:12)

f)7x3-2x5 = (R:11)

g)40-2x4+5 = (R:37)

h)4x3+10:2 = (R:17)

i)50-16:8+7 = (R:55)

j)32:4:2:2 = (R:2)



3) Calcule o valor das expressões



a) (13+2)x3+5 = (R:50)

b)(7+2)x(3-1) = (R:18)

c)(4+2x5)-3 = (R:11)

d) 20-(15+6:3) = (R:3)

e)15+[6+(8-4:2)] = (R:27)

f)40-[3+(10-2):2] = (R:33)

g)[30+2x(5-3)]x2-10 = (R:58)

h) 10+[4+(7x3+1)]-3 = (R:33)



4) Calcule o valor das expressões



a) (3+2)x(5-1)+4 = (R:24)

b) 82-8x7:(4-1x3) = (R:26)

c) 25-[10-(2x3+1)] = (R:22)

d) 70-[12+(5x2-1)+6] = (R:43)

e)8:2+[15-(4x2+1)] = (R:10)

f)9+[4+2x(6-4)+(2+5)]-8 = (R:16)

g) 50+{10-2x[(6+4:2)-(10-3)]} = (R:58)

h)180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} = (R:9)



5) Calcule o valor das expressões:



a) 70:7-1= (R:9)

b) 20+3x2= (R:26)

c) 30+10:10 = (R:31)

d) 150-7x12= (R:66)

e) 48:16+20:4 = (R:8)

f) 10-8:2+3 = (R:9)

g) 30:5-1+2x3 = (R:11)



6) Calcule as expressões:



a)(3+4)x(9-8) = (R:7)

b)(20+8):(3+4) = (R:4)

c)15+8x(2+3) = (R:55)

d)(5+3x2)-1= (R:10)

e)25+(8:2+1)-1= (R:29)

f) 15+[5x(8-6:2)] = (R:40)

g)50-[13-(10-2):2] = (R:41)

h)[40+2x(7-5)]x2-20 = (R:68)



7) Calcule o valor das expressões:



a)16+[10-(18:3+2)+5]

b)25-[12-(3x2+1)]

c)90-[25+(5x2-1)+3]

d)45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)]

e) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]}

f)100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]}



8) Determine o valor de cada expressão



a) 1000 - [(2 . 4 - 6) + ( 2 + 6 . 4)] = (R: 972)

b) 60 + 2 . {[ 4 . ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} = ( R: 128 )

c) [( 4 + 16 . 2) . 5 - 10] . 100 = (R: 17.000)

d) { 10 + [ 5 . ( 4 + 2 . 5) - 8] . 2 } - 100 = ( R: 34)

e) 80 - 5 . ( 28 - 6 . 4 ) + 6 - 3 . 4 = (R: 54)



9) Calcule



a) 4 . ( 10 + 20 + 15 + 30) = (R: 300)

b) (10 . 6 + 12 . 4 + 5 . 8 ) - 40 = (R: 108)

c) [ 6 . ( 3 . 4 - 2 . 5) - 4 ] + 3 . ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) = (R: 9)

d) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } = (R:638)

e) [ 30 . ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] = (R: 92)

f) 58 - [ 20 - ( 3 . 4 - 2) : 5 ] = (R: 40)

g) 40 + 2 . [ 20 - ( 6 + 4 . 7 ) : 2 ] = ( R: 46)





10) Calcule o valor das expressões



a) (12 + 2 . 5) - 8 = (R: 14)

b) 25 - ( 15 + 6 : 3) = (R: 8)

c) 25 +[7 + ( 8 - 4 :2)] = (R: 38)

d) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] = (R: 46)

e) 80 - [ 22 + ( 5 . 2 - 1 ) + 6] = (R: 43)

f) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 . 2 + 1 ) ] = (R: 11)

g) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10

h) 20 : 10 + 10

i) 10 + [ 4 + ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3







11) Resolva as expressões numéricas:



a) 8 – ( 1 + 3)

b) 7x 3 – 2 x 5

c) ( 13 – 7 ) + 8 – 1

d)4 x 3 + 10 : 2

e) 15 – ( 3 + 2 ) – 6

f) 40 – 2 x 4 + 5

g) ( 10 – 4 ) – ( 9 – 8 ) + 3

h) 50 – 16 : 8 + 7

i) 50 – [37 – ( 15 – 8 ) ]

j) 32 : 4 : 2 : 2

l) 28 + [ 50 – ( 24 – 2 ) – 10 ]

m) ( 13 + 2) x 3 + 5

n) 20 + [ 13 + ( 10 – 6 ) + 4 ]

o) ( 7 + 2 ) x ( 3 – 1 )

p) 52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4 )]}

q) ( 4 + 2 x 5 ) – 3

r) 7 + 15 : 3

s) 20 – ( 15 + 6 : 3)

t) 4 x 5 + 1

u) 15 + [ 6 + ( 8 – 4 : 2 )]

v) 10 : 2 + 8

x) 40 – [ 3 – (10 – 2 ) : 2 ]

z) 32 + 12 : 2

5º SÉRIE-FUNDAMENTAL

3 - POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO



POTENCIAÇÃO



Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais



Exemplo

5x5x5, indicada por 5³



ou seja , 5³= 5x5x5=125



onde :



5 é a base (fator que se repete)



3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base)



125 é a potência ( resultado da operação)



Outros exemplos :

a) 7²= 7x7=49

b) 4³= 4x4x4=64

c) 5= 5x5x5x5=625

d) 2= 2x2x2x2x2=32



O expoente 2 é chamado de quadrado

O expoente 3 é chamado de cubo

O expoente 4 é chamado de quarta potência.

O expoente 5 é chamado de quinta potência.



Assim:

a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado

b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo

c) 5 Lê-se: cinco elevado a quarta potência

d) 2 Lê-se: dois elevado a quinta potência







Por convenção temos que:



1) todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base,



exemplo

a) 8¹ = 8

b) 5¹ = 5

c) 15¹ = 15



2) todo o número elevado ao expoente zero é igual a 1

exemplo

a) 8º=1

b) 4º=1

c) 12º=1





EXERCÍCIOS



1) Em 7² = 49, responda:



a) Qual é a base?

b) Qual é o expoente?

c) Qual é a potência?



2) Escreva na forma de potência:



a) 4x4x4=

b) 5x5

c) 9x9x9x9x9=

d) 7x7x7x7

e) 2x2x2x2x2x2x2=

f) cxcxcxcxc=



3) Calcule a potência:



a) 3² =9

b) 8² =64

c) 2³= 8

d) 3³ = 27

e) 6³ = 216

f) 2 = 16

g) 3 = 81

h) 3 = 243

i) 1 = 1

j) 0 = 0

l) 1 = 1

m) 10² =100

n) 10³ =1000

o) 15² =225

p) 17² =289

q) 30² =900



4) Calcule as potências:

a)40² =1600

b)32² =1024

c)15³ = 3375

d) 30³= 27000

e) 11 =14641

f) 300² = 90000

g) 100³ = 1000000

h) 101² = 10201



5) Calcule as Potências:



a) 11² = 121

b) 20² = 400

c) 17² =289

d) 0² = 0

e) 0¹ = 0

f) 1⁶ = 1

g) 10³ = 1.000

h) 470¹ = 470

i) 11³ = 1331

j) 67⁰ =1

k) 1³⁰ = 1

l) 10⁵ = 100000

m) 1⁵ = 1

n) 15³ = 3375

o) 1² = 1

p) 1001⁰= 1









RADICIAÇÃO



Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 9?



Solução



Sendo 3² = 9, podemos escrever que √9 = 3



Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação



Exemplos



Potenciação------------------------radiciação

a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7

b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2

c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3



O sinal √ chamamos de radical

O índice 2 significa : raiz quadrada

O índice 3 significa: raiz cúbica

O índice 4 significa: raiz quarta



assim:



√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49



∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8



∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81



Nota:



Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada





EXERCÍCIOS



1)Descubra o número que :



a) elevado ao quadrado dá 9



b) elevado ao quadrado dá 25



c) elevado ao quadrado dá 49



d) elevado ao cubo dá 8





2) Quanto vale x ?



a) x²= 9 (R:3)

b) x²= 25 (R:5)

c) x²= 49 (R:7)

d) x²= 81 (R:9)



3) Determine a Raiz quadrada:



a) √9 = 3

b) √16 = 4

c) √25 = 5

d) √81 = 9

e) √0 = 0

f) √1 = 1

g) √64 = 8

h) √100 = 10



4) Resolva as expressões abaixo:



a) √16 + √36 = 4 + 6 = 10

b) √25 + √9 = 5 + 3 = 8

c) √49 - √4 = 7 - 2 = 5

d) √36- √1 = 6 - 1 = 5

e) √9 + √100 = 3 + 10 = 13

f) √4 x √9 = 2 x 3 = 6









PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO



Primeira propriedade



Multiplicação de potências de mesma base



Ao multiplicar potências de mesma base, repetimos a base e somamos os expoentes.

exemplos

3² x 3⁵ = 3²⁺⁵ = 3⁷



conclusão:

conservamos a base e somamos os expoentes.





EXERCÍCIOS



1) Reduza a uma só potência

a) 4³ x 4 ²= 4⁵

b) 7⁴ x 7⁵ = 7⁹

c) 2⁶ x 2²= 2⁸

d) 6³ x 6 = 6⁴

e) 3⁷ x 3² = 3⁹

f) 9³ x 9 = 9⁴

g) 5 x 5² = 5³

h) 7 x 7⁴ = 7⁵

i) 6 x 6 = 6²

j) 3 x 3 = 3²

l) 9² x 9⁴x 9 = 9⁷

m) 4 x 4² x 4 = 4⁴

n) 4 x 4 x 4= 4³

0) m⁰ x m x m³ = m⁴

p) 15 x 15³ x 15⁴x 15 = 15⁹





2) Reduza a uma só potência:



a) 7² x 7⁶ = 7⁸

b) 2² x 2⁴= 2⁶

c) 5 x 5³ = 5⁴

d) 8² x 8 = 8³

e) 3⁰ x 3⁰ = 3⁰

f) 4³ x 4 x 4² = 4⁶

g) a² x a² x a² = a⁶

h) m x m x m² = m⁴

i) x⁸ . x . x = x¹⁰

j) m . m . m = m³





Segunda Propriedade



Divisão de Potência de mesma base



Ao dividir potências de mesma base, repetimos a base e subtraímos os expoentes.



Exemplo



a) 8⁹: 8² = 8⁹⁻² = 8⁷



b) 5⁴ : 5 = 5⁴⁻¹ = 5³



conclusão : conservamos a base e subtraimos os expoentes



EXERCÍCIOS



1) Reduza a uma só potência





a) 5⁴ : 5² = 5²

b) 8⁷ : 8³ = 8⁴

c) 9⁵ : 9² = 9³

d) 4³ : 4² = 4¹

e) 9⁶ : 9³ = 9³

f) 9⁵ : 9 = 9⁴

g) 5⁴ : 5³ = 5¹

h) 6⁶ : 6 = 6⁷

i) a⁵ : a³ = a²

j) m² : m = m¹

k) x⁸ : x = x⁷

l) a⁷ : a⁶ = a¹





2) Reduza a uma só potência:



a) 2⁵ : 2³ =

b) 7⁸ : 7³=

c) 9⁴ : 9 =

d) 5⁹ : 5³ =

e) 8⁴ : 8⁰ =

f) 7⁰ : 7⁰ =



Teceira Propriedade



Potência de Potência



Ao elevar uma potência a um outro expoente, repetimos a base e multiplicamos os expoentes.



(7²)³ = 7²΄³ = 7⁶



conclusão: conservamos a base e multiplicamos os expoentes.





EXERCÍCIOS



1) Reduza a uma só potência:

a) (5⁴)²

b) (7²)⁴

c) (3²)⁵

d) (4³)²

e) (9⁴)⁴

f) (5²)⁷

g) (6³)⁵

h) (a²)³

i) (m³)⁴

j) (m³)⁴

k) (x⁵)²

l) (a³)⁰

m) (x⁵)⁰



2) Reduza a uma só potência:



a) (7²)³ =

b) (4⁴)⁵ =

c) (8³)⁵ =

d) (2⁷)³ =

e) (a²)³ =

f) (m³)⁴ =

g) (a⁴)⁴ =

h) (m²)⁷ =





EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO





Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :



1°) Potenciação

2°) Multiplicações e divisões

3°) Adições e Subtrações



EXEMPLOS



1) 5 + 3² x 2 =

= 5 + 9 x 2 =

= 5 + 18 =

= 23



2) 7² - 4 x 2 + 3 =

= 49 – 8 + 3 =

= 41 + 3 =

= 44



Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:

1°) parênteses ( )

2°) colchetes [ ]

3°) chaves { }



exemplos



1°) 40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =

= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]

= 40 – [25 + 1 ]=

= 40 – 26 =

= 14



2°) 50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =

= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=

= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =

= 50 – { 15 +12 } =

= 50 – 27 =

= 23



Exercícios



1) Calcule o valor das expressões:

a) 7² - 4 = (R:45)

b) 2³ + 10 = (R:18)

c) 5² - 6 = (R:19)

d) 4² + 7⁰= (R:17)

e) 5⁰+ 5³= (R: 126)

f) 2³+ 2⁴ = (R: 24)

g) 10³ - 10² = (R: 900)

h) 80¹ + 1⁸⁰ = (R: 81)

i) 5² - 3² = (R: 16)

j) 1⁸⁰ + 0⁷⁰ = (R: 1)



2) Calcule

a) 3² + 5 = (R: 14)

b) 3 + 5² = (R: 28)

c) 3² + 5² = (R: 34)

d) 5² - 3² = (R: 16)

e) 18 - 7⁰ = (R: 17)

f) 5³ - 2² = (R: 121)

g) 10 + 10² = (R: 110)

h) 10³ - 10² = (R: 900)

i) 10³ - 1¹ = (R: 999)



3) Calcule o valor das expressões



a) 2³ x 5 + 3² = (R: 49)

b) 70⁰+ 0⁷⁰ - 1 = (R: 0 )

c) 3 x 7¹ - 4 x 5⁰ = (R: 17)

d) 3⁴- 2⁴: 8 – 3 x 4 = (R: 67)

e) 5² + 3 x 2 – 4 = (R: 27)

f) 5 x 2² + 3 – 8 = (R: 15)

g) 5² - 3 x 2² - 1 = (R: 12)

h) 16 : 2 – 1 + 7² = (R: 56)



4) calcule o valor das expressões:



a) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 = (R: 13)

b) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰ = (R: 25)

c) c) 3²: ( 4 – 1) + 3 x 2² = (R: 15)

d) 70 –[ 5 x (2² : 4) + 3²] = (R: 56)

e) ( 7 + 4) x ( 3² - 2³) = (R: 11)

f) 5² + 2³ - 2 x (3 + 9) = (R: 9)

g) 6² : 3² + 4 x 10 – 12 = (R: 32)

h) (7² - 1 ) : 3 + 2 x 5 = (R: 26)





5) calcule o valor das expressões:



a) 5 + 4²- 1 = (R: 20)

b) 3⁴ - 6 + 2³ = (R: 83)

c) 2⁵ - 3² + 1⁹ = (R: 24)

d) 10²- 3² + 5 = (R: 96)

e) 11² - 3² + 5 = (R: 117)

f) 5 x 3² x 4 = (R: 180)

g) 5 x 2³ + 4² = (R: 56)

h) 5³ x 2² - 12 = (R: 488)



6) Calcule o valor das expressões:



a) ( 4 + 3)² - 1 = (R: 48)

b) ( 5 + 1 )² + 10 = (R: 46)

c) ( 9 – 7 )³ x 8 = (R: 64)

d) ( 7² - 5²) + ( 5² - 3 ) = (R: 46)

e) 6² : 2 - 1⁴ x 5 = (R: 13)

f) 3² x 2³ + 2² x 5² = (R: 172)



7) Calcule o valor das expressões:



a) 4²- 10 + (2³ - 5) = (R: 9)

b) 30 – (2 + 1)²+ 2³ = (R: 29)

c) 30 + [6² : ( 5 – 3) + 1 ] = (R: 49)

d) 20 – [6 – 4 x( 10 - 3²) + 1] = (R: 17)

e) 50 + [ 3³ : ( 1 + 2) + 4 x 3] = (R: 71)

f) 100 –[ 5² : (10 – 5 ) + 2⁴ x 1 ] = (R: 79)

g) [ 4² + ( 5 – 3)³] : ( 9 – 7)³ = (R: 3 )

h) 7²+ 2 x[(3 + 1)² - 4 x 1³] = (R: 73)

i) 25 + { 3³ : 9 +[ 3² x 5 – 3 x (2³- 5¹)]} = (R: 64)



8) Calcule as expressões:



a) ( 8 : 2) . 4 + {[(3² - 2³) . 2⁴ - 5⁰] . 4¹}= (R:76)

b) ( 3² - 2³) . 3³ - 2³ + 2² . 4² = ( R:83)

c) ( 2⁵ - 3³) . (2² - 2 ) = (R: 10)

d) [2 . (10 - 4² : 2) + 6²] : ( 2³ - 2²) = ( R:10)

e) (18 – 4 . 2) . 3 + 2⁴ . 3 - 3² . ( 5 – 2) = (R: 51)

f) 4² . [2⁴ : ( 10 – 2 + 8 ) ] + 2⁰ = (R: 17)

g) [( 4² + 2 . 3²) + ( 16 : 8)² - 35]² + 1¹⁰ - 10⁰ = (R : 9)

h) 13 + ( 10 – 8 + (7 – 4)) = (R: 18)

i) (10 . 4 + 18 – ( 2 . 3 +6)) = (R:46)

j) 7 . ( 74 – ( 4 + 7 . 10)) = (R: 0)

k) ( 19 : ( 5 + 3 . 8 – 10)) = (R : 1)

l) (( 2³ + 2⁴) . 3 -4) + 3² = (R: 77)

m) 3 + 2 . ((3²- 2⁰) + ( 5¹ - 2²)) + 1 = (R: 22)